Pesquisar

quinta-feira, 3 de maio de 2012

QUANDO PROCURAR UM FONOAUDIÓLOGO?

A comunicação humana, objeto do trabalho fonoaudiológico, é, por definição, a expressão e recepção de idéias e sentimentos. Envolve, portanto, muitos aspectos da vida das pessoas. Uma boa comunicação favorece desde trocas de idéias entre amigos e familiares até grandes transações empresariais.

Através de procedimentos especializados, o fonoaudiólogo trabalha com o indivíduo em aspectos como voz, fala, escrita, linguagem e audição levando-o ao seu melhor desempenho comunicativo, o que é fundamental para o sucesso em várias áreas.

Com frequência as pessoas associam a fonoaudiologia a dificuldades de comunicação, mas é importante lembrar que esse é apenas um segmento do trabalho.

Existe uma atuação fonoaudiológica com crianças, adolescentes e adultos, que busca solucionar problemas de comunicação, entre eles dificuldades de fala, como trocas, ausências, acréscimos ou distorções de letras e gagueira.
A atuação do fonoaudiólogo ocorre também na linguagem escrita, na qual diagnostica e trabalha com alterações como substituições de letras, dificuldades em redigir frases ou textos, falhas de decodificação, compreensão e interpretação de leitura, dentre outras.

O trabalho abrange também problemas de audição ou percepção dos sons de fala, atualmente diagnosticada através dos exames de processamento auditivo.

É importante ressaltar, contudo, que o fonoaudiólogo tem uma importante atuação no aprimoramento da comunicação. Mesmo pessoas que não possuem as alterações citadas acima podem procurar atendimento para melhorar o seu desempenho comunicativo, o que agrega valor aos relacionamentos interpessoais e reverte positivamente em qualidade de vida.

As áreas de atuação da fonoaudiologia no trabalho com a comunicação são:

Fala – pronúncia, velocidade, fluência, aprimoramento e trabalho com dificuldades como trocas de sons, gagueira, etc.

Linguagem – aquisição e desenvolvimento em aspectos como sons, estruturação de frases e textos falados e escritos, trabalho com a gramática, o vocabulário e os textos mais apropriados aos diferentes usos e situações

Voz - higiene e prevenção vocal, utilização adequada da voz como ferramenta de transmissão da mensagem pretendida, trabalho com alterações como rouquidão, nódulos (calos) vocais e outras alterações orgânicas e/ou devidas a mau uso da voz.

Audição – acuidade e percepção auditiva de sons, principalmente os de fala. Trabalho com a recepção e percepção auditiva das mensagens, atuação junto a pessoas com deficiências ou dificuldades do processamento auditivo.

Musculatura orofacial - trabalho com a musculatura oral e facial nos aspectos estéticos e funcionais, através de atuação específica na respiração, sucção, mastigação e deglutição.

É importante ressaltar a contribuição da fonoaudiologia junto a outras áreas profissionais como professores, dentistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, pediatras, psicólogos, dentre outros.

(Por Tânia Bello)

Fonte: http://www.igeduca.com.br/artigos/saude-total/quando-procurar-um-fonoaudiologo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário